terça-feira, 25 de setembro de 2012

NOSSA ESCOLA - ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL


Em 2012, o Governo do Estado de São Paulo deu o primeiro passo para a implantação de um novo sistema de ensino público, apoiado por instituições privadas como o ICE Brasil, buscando atingir excelência em suas escolas de ensino médio.

Nas Escolas em Tempo Integral são oferecidas variadas oportunidades de aprendizagem focadas no Projeto de Vida do jovem, tendo no Protagonismo Juvenil sua premissa mais importante. Seus elementos fundamentais são: Formação Acadêmica de Excelência, Formação Profissional e Preparação para a Vida. Eles atuam de maneira interdependente e se relacionam de forma dinâmica, expressa nos desenhos curriculares, nas metodologias de ensino, e, sobretudo, nas Atividades Pedagógicas Integradas. São princípios do Modelo Pedagógico em termos de inovação:
Educação para Valores – EPV – Formar o jovem como pessoa humana, dotado da capacidade de iniciativa (ação), liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade) para fazer escolhas baseado nos valores universais da humanidade, que garantam o respeito pela vida humana, pelo meio ambiente, a dignidade da pessoa, a ética nas decisões e nas relações que estabelece de maneira fraterna, solidária e justa.
Protagonismo Juvenil – Formar o jovem mediante práticas e vivências – na escola e nas comunidades – que o levem a atuar como parte da solução, e não parte do problema, pelo exercício sistemático da cidadania ativa, construtiva, criativa e solidária.
Práticas e Vivências – Criação de oportunidades educativas para o jovem que objetivem ao desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais necessárias à integração de seu projeto de vida com o projeto de sociedade na qual está inserido.
Presença Educativa – Ampliar e qualificar as relações entre os adultos e os jovens na comunidade educativa e fora dela, sendo fonte de inspiração e referência na passagem do mundo adolescente para o mundo adulto.
Associativismo Juvenil – Proporcionar o surgimento de múltiplas e variadas formas de auto-organização entre os jovens com finalidades sociais, esportivas, ambientais etc.
Cultura da Trabalhabilidade – Fomentar no jovem a compreensão das possibilidades de sua inserção e atuação no novo mundo do trabalho por meio da elaboração do seu Plano de Vida e Plano de Carreira, orientados por um Programa de Ação focado no seu pleno desenvolvimento acadêmico e profissional.
Empreendedorismo Juvenil – Estimular no jovem a capacidade de autogestão, cogestão e heterogestão do seu potencial para a transformação de suas visões em realidade.
Certificação Profissional – Desenvolver as competências que garantam ao jovem a continuidade de sua capacidade de aprender, bem como a preparação e a orientação fundamentais para o ingresso no mundo do trabalho pelo provimento de cursos com certificação alinhados às demandas da região onde a escola está inserida.
Avaliação Sistemática e Processual – Utilização de recursos avaliativos que garantam o acompanhamento multidisciplinar permanente e em caráter individualizado aos estudantes, objetivando assegurar a reorientação pedagógica às reais necessidades de aprendizagem.
Formação Acadêmica – Procedimentos de ensino com vistas a oferecer ao jovem a amplitude e a profundidade teórica e prática dos conteúdos previstos para o Ensino Médio, de modo a potencializar as chances de acesso ao Ensino Superior de primeira linha e/ou ao mundo do trabalho qualificado, de acordo com as perspectivas do seu Projeto de Vida.


3 comentários:

  1. :D Vamos Conseguir Todas essas Metas!

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  2. Nossa missão como professor não é apenas ensinar conteúdos, mas sim auxiliar na formação moral tornando o aluno mais preparado para a vida.
    Por isso, podem ter certeza que farei tudo o que estiver ao meu alcance para que vocês encontrem o melhor caminho nesta jornada!

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  3. Muito legal o incentivo dos professores pelo estudo. Boa Sorte e Parabéns pelo excelente trabalho!!

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